terça-feira, 30 de setembro de 2008

Supremacia 4870x2

Estou momentaneamente espantado com o poder gráfico da 4870x2, esperava uma VGA high-end com grande desempenho, mas essa impressionou , dependendo do game ou aplicativo, ela rende até mais que o dobro de desempenho que a 3870x2.
Esteticamente ela é bem parecida com a 3870x2, apenas com diferenças em sua cor de base e seu adesivo ao estilo Tomb Raider.

O “kit de sobrevivência” também é bem parecido, com a última versão do 3D Mark, o Vantage, o Cd de Driver, o Suit Ruby Rom Vol. 1.1 e o CyberLink Dvd Suite V5, uma ponte CrossfireX, um conversor de DVI para HDMI, um conversor DVI para RGB, um conversor “molex” para pci-ex 6 pinos e um conversor 2xMolex para pci-ex 8Pinos.
Esta VGA exige dois conectores de energia, sendo um de pci-ex de 6 pinos e outro pci-ex de 8 pinos, uma breve observação para quem estiver querendo comprar ela, ESSA PLACA NÃO FUNCIONA COM DOIS CONECTORES PCI-EX DE 6 PINOS, ELA PRECISA DE UM DE 6 E O OUTRO DE 8. Pensando nisso, a Saphire já manda em seu pacote dois conversores, um “molex” que converte para 6 pinos pci-ex e um outro com dois “molex” que vai converter para o de 8 pinos.
Outra observação a ser feita é que ela consome muita energia, então, a recomendação da Saphire é uma fonte de no mínimo 650W reais com 80% de aproveitamento de energia da fonte, ou seja, fonte genérica? Nem chegue perto da 4870x2, maldita!
Por suas enormes dimensões, infelizmente não é em qualquer gabinete que ela cabe.
Então se quiser comprar uma 4870x2 tenha em mente que você precisará de uma fonte boa e um gabinete torre de no mínimo 4 baias, e mesmo assim meio exprimida.
Mais informações no link http://www.sapphiretech.com/pr/products/products_overview.php?gpid=251&grp=3
Após todas essas considerações nada melhores do que colocar ela em uso.
Então vamos ao que interessa!!!
A configuração do PC usado para os testes é:
Processador Core2Quad Q 6600 @ 3.02 Ghz.
1x HD de 500GB Sata2 Samsung 7200Rpm
Fonte Satellite X1000 com 1000W real.
Placa Mãe Abit IX 38 Quad GT.
4GB OCZ Ripper DDR2 1066.
VGA 4870x2 Saphire 2GB GDDR5.
MONITOR LG 228WA – DVI @ 1680 x 1024.



Softwares utilizados para teste:
Fraps 2.9.5 Build 7474 para medir os FPS dos jogos.
Call of Juarez Dx9.
Crysis Warhead.
Call of Duty 4.
Lost Planet Dx9 e Dx10.
Terrorist TakeDown 2.
Bionic Command Rearmed.
Driver ATI Catalyst 8.9.

Obs: Todos os jogos serão testados na resolução 1680x 1050.
Vou começar o teste com o jogo Lost Planet, um dos primeiros a utilizar a aclamada Dx10.
Utilizando 8x de AA, 16x de AF com todas as opções ativadas e máximas menos Vsync.
Utilizando a versão com Dx9 houve uma variação de 54FPS a 90 FPS em média.
E a surpresa foi completa quando vi que o jogo rodando na versão com Dx10 deu o mesmo desempenho.
O que era quase injogavel com a 3870x2 tornou-se algo simplesmente leve para a 4870x2.




Obs: o shader na Dx9 fica em médio, apenas com Dx10 que pode-se usar ele no high.
O próximo da lista é famoso Crysis, sinônimo de Legs and Legs and fuck Legs. O jogo mais pesado da história, agora conseguiu ficar um pouco mais em sua nova versão Warhead.
As configurações gráficas da nova versão tem a nomenclatura diferente do normal visto nos jogos atuais, tendo as opções, Minimum, Mainstream, Gamer e Entusiasty.
Testarei na configuração Entusiasta e com 2x de AA.
Como era de se esperar, Crysis alem de ser sinônimo de Legs and Legs and fuck legs também é de NVIDIA GO GO GO , mas mesmo assim a VGA não se saiu mal, girando entorno de 18 a 35 FPS.



Agora vamos ao jogo Terrorist TakeDown 2 da City Interactive, esse vai mais por desencargo de consciência, custou a rodar com a 3870x2, as vezes chegando a medíocres 20FPS. Vejamos como a 4870x2 se sai.
Utilizando a configuração máxima permitida com 4x de AA e 16x de AF a variação ocorreu entre 45FPS a 190 FPS.
Um ganho considerável em relação a sua antecessora high-end.


Call of Duty 4 é um jogaço de guerra em primeira pessoa que utiliza o máximo da Directx 9c, com gráficos de dar inveja em muitos games que utilizam a Directx 10.
A configuração foi a mesma utilizada no Terrorist TakeDown 2.
Destruidora mais uma vez ela manteve a variação entre 60 e 180 FPS, chegando a 200FPS em lugares fechados com poucos elementos.


A CAPCOM recentemente lançou um remake de um jogo de plataforma, mais conhecido pela velha guarda dos games, Bionic Commando !!! Quem jogou sabe o que eu digo. Sua última versão a Rearmed não é um jogo pesado.
A 4870x2 chegou aos 280 FPS na resolução proposta pelo teste.




E por último, mas não menos importante, mais um shooter com gráficos lindos, Call of Juarez te coloca na pele dos pistoleiros de velho oeste, mais um game com diversão garantida.
A versão do jogo a ser utilizada é a demo contida no suit Ruby Rom que veio junto com a placa, infelizmente não é a versão com directx 10, então o máximo que ela vai suportar é o shader model 3.0.
Utilizando AA 8x a variação foi entre 55 a 110 FPS.
Obs: a 3870x2 fazia essa média sem AA e com resolução 1280x1024.




Se a ATI saiu perdendo em duas gerações seguidas para a NVIDIA no mercado HIGH-END, agora chegou à hora da concorrência correr atrás do prejuízo, porque sem sombra de dúvidas, a ATI RADEON 4870x2 ganhou até com certa folga, a coroa de melhor placa da atualidade.

3 coisas que adorei:
Desempenho destruidor.
Suporte a CrossfireX.
Até agora não acredito no que eu vi no Lost Planet!!!

3 coisas que odiei:
Não suporta PhysX.
Preço alto.
Baixo desempenho no Crysis com configurações máximas (será que existe alguma coisa que rode o Crysis legal?).

PS: Gostaria de declarar publicamente a minha revolta em relação ao teste da revista INFO EXAME de julho de 2008, onde na página 88, TIRA-TEIMA, houve um comparativo entre a Geforce 9800 gx2 e a 3870x2.
1º: Que teste é esse senhores? Cadê a configuração completa do computador? Quanto foi usado de memória? Qual processador?Quais as especificações dessas placas?
2º: A maioria dos aficionados que vem acompanhando as novas gerações de games sabe que o Crysis não roda bem em nenhuma VGA da ATI, nem mesmo na 4870x2 que é a sua topo atualmente.
3º: Qual versão do Crysis foi utilizada?
4º: Quais drivers foram utilizados no teste?
5º: Que vergonha... A ATI 3870x2 é PCI-Ex 1.1 e não PCI-Ex 2.0.
6º: Qual resolução foi feito o teste?
Não desmereço de forma alguma a 9800gx2, ela realmente é melhor que a 3870x2 (pelo menos isso acertaram) , mas não tanto assim como foi dissimuladamente apresentado na revista, e pior, uma revista com vários anos de existência e formadora de opinião. Se colocado algo em um meio de comunicação em massa como uma revista, devemos ter o máximo de cuidado com o que será dito (principalmente comparativos), não sou perfeccionista muito menos “fã boy” de alguma das empresas citadas, garanto que em meus testes e opiniões contem vários erros, mas faço questão de tomar o máximo de cuidado para não cometer gafes e de certa forma influenciar decisões precipitadas de meus leitores.






Abraço galera e até a próxima.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

De volta mais uma vez






=) Pela terceira vez eu tenho uma nova injeção de animo para escrever no blog , da onde ela vem? Não sei ... Talvez de algum impulso louco e incoerente vindo do meu "eu" interior.
E pra não perder o costume, comecei escrevendo sobre o ínicio da geração 3xxx da ATI, depois na segunda fase do meu blog comecei fazendo o teste da primeira ATI a concorrer com uma 8800gtx, semana que vem rererecomeçarei novamente mostrando um teste destruidor da placa mais potente do mercado atualmente, uma ATI Saphire 4870x2 com 2GB Gddr5, e de brinde a cobertura da III Semana Científica do CEFET Uberaba que acontecerá dia 20 a 24 de Outubro, mostrando para o mundo todo o nosso potencial, não só nas áreas de tecnologica computacional como nas outras.
Não esquecendo das origens do blog, continuarei publicando minhas opniões sobre novas tecnologias e games !!!
Segue abaixo algumas fotos da monstruosa 4870x2.
Imagem postada pelo site ChipHell de uma 4870x2 sem o cooler, mostrando suas duas GPU's .


Imagem de divulgação da 4870x2 publicada pelo site do fabricante