quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Crysis o jogo do ano?

Que os gráficos do Playstation 3 e XBox 360 são excelentes ninguém duvida. Mas o DirectX 10 e placas como a geForce 8800 irão mostrar todo o seu potencial quando os novos títulos, usando engines gráficas otimizadas, forem lançados.

Esse ano teremos vários títulos usando DirectX 10, uma versão que trás muitas novidades e de certa forma quebra a seqüência evolutiva da API multimídia. As exigências mudaram de tal forma, que se a Microsoft tivesse mudado o nome para "Direct Z" , faria sentido.

Olhando as imagens de um dos jogos mais esperados do ano, podemos ter idéia de como serão os gráficos daqui para frente: parecem retirados de fotos estáticas de 3DStudio Max.



"Crysis representa o ponto culminante da dedicação e da tenacidade de todos na Crytek que compartilharam do objetivo de criar um verdadeiro FPS de próxima geração para o PC," diz Cevat Yerli, executivo da Crytek. "Desde o início, nossa visão foi a de criar uma campanha aberta e imersiva para um jogador, um modo multiplayer inovador e oferecer à comunidade uma ferramenta de edição poderosa, mas fácil de usar. E estamos extremamente orgulhosos do resultado alcançado.", finalizou o executivo da empresa.
A trama futurista de Crysis gira em torno da repercussão da queda de um misterioso asteróide na Terra, no ano de 2019, que acaba sendo disputado por Estados Unidos e Coréia do Norte. Mas as duas nações rivais se vêem forçadas a unir esforços para defender a humanidade da extinção, a partir de uma ameaça alienígena surgida do interior do próprio asteróide até então almejado pelos dois países.
Crysis foi classificado para 18 anos no Brasil e pode ser comprado por R$ 139,90 (pacote especial).


Configuração Mínima- CPU: Athlon 64 3000+/Intel 2.8ghz- Vídeo: Nvidia 6600/X800GTO (SM 2.0)- RAM: 768Mb/1Gb no Windows Vista- HDD: 6GB livres- Internet: 256k+- Drive de DVD- DX9.0c no Windows XP.

Configuração Recomendada- CPU: Dual-core CPU (Athlon X2/Pentium D)- Vídeo: Nvidia 7800GTX/ATI X1800XT (SM 3.0) ou equivalente DX10 - RAM: 1.5Gb- HDD: 6GB- Internet: 512k+ (128k+ de upstream)- Drive de DVD- DirectX 10 no Windows Vista.












Testei o Crysis em minha maquina, com a seguinte configuração:



VGA Zorgis Geforce 8600 Gt 256DDR3



Placa Mãe Gigabyte P965 - DS3



Core 2 Quad Q6600 @ 2.44 Ghz



4 GB ddr2 800 Mhz Samsung



HD Samsung SATA2 500 GB



Windows XP SP2 Professional Directx 9C






Quando entrei nas opções gráficas, por default estava na resolução 1024x768, com as opções gráficas avançadas todas no MEDIUM, observei também que existe a opção VERY HIGH, mas desabilitada, provavelmente usada pela linha 8800 ou similar.



Na configuração do meu FORCEWARE tinha deixado os anisoteopic filtering em 16x, máximo suportado por minha VGA. Houve problemas insanos com as texturas, não consegui jogar. Após desabilitar os filtros, tudo na normalidade. Então resolvi testar com tudo no HIGH, o jogo ficou muito lento, com muita perda em FPS. Após usar a resolução 1280x1024 e os gráficos avançados no MEDIUM, tive a oportunidade de desfrutar do tão cogitado engine gráfico.



Mesmo rodando no MEDIUM e com a directx 9c os gráficos ficaram lindos, mas com serrilhamento nos polígonos.

Fiquei impressionado quando logo no começo atirei em uma árvore, mais precisamente em um coqueiro, e esse coqueiro caiu em cima de um inimigo e o matou, após alguns tiroteios em meio a selva, cheguei em uma praia, bem próximo ao inimigo pressionei F, aguerrei-o pela "guela" e usando o "poder" da força, joguei o infeliz longe que caiu sobre um barraco que teve uma parede, feita por lata, destruida com a força do impacto.


Um ótimo jogo, com tudo que um gamer extreme gosta, bons gráficos, recursos inteligêntes e física quase perfeita , o único contra seria a configuração necessária para rodar ele no máximo, acessível a pouquissimos usuários.

O CEFET UBERABA E INFORMÁTICA LÍDER INVESTEM EM EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO. TODOS OS ASSUNTOS PUBLICADOS SÃO PATROCINADOS POR AMBOS.GRATO PELA VISITA.

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

ATI na briga com nova Geforce 8800 GT



Desde quando fabricantes de placas gráficas deixaram escapar que os produtos baseados no chip RV670 pertencerão à família Radeon HD 3800 , surgiram posteriormente novas revelações a respeito. De fato, nas páginas do site taiwanês do Tom's Hardware Guide foram publicadas fotos das placas gráficas Radeon HD 3870 e 3850 em seus designs de referência.
A AMD decidiu adontar uma nova notação. Os habituais sufixos hierárquicos XT e PRO simplesmente sumiram e ao invés deles, os dois últimos algarismos ficaram com essa tarefa. Sendo assim, por exemplo, Radeon HD 3870 é a placa gráfica mais potente da série e a Radeon HD 3850 pressupõe-se ser mais modesta que sua irmã. Talvez possa aparecer produtos sob a denominação Radeon HD 3x30, mas ainda é cedo afirmar.



Começando pela placa gráfica Radeon HD 3850(foto acima). Ela terá sistema refrigeração dotado de um slot e operará a freqüências de 700/1.800 MHz (DDR) para a GPU e seus 512 ou 256 MB de memória GDDR3 com barramento de 256 bits respectivamente. Já a Radeon HD 3870 utilizará um cooler mais avantajado que ocupará o espaço equivalente a dois slots. A placa será equipada com 512 MB de memória do tipo GDDR4 e conservará o barramento de 256 bits.
Já a Radeon HD 3870 utilizará um cooler mais avantajado que ocupará o espaço equivalente a dois slots. A placa será equipada com 512 MB de memória do tipo GDDR4 e conservará o barramento de 256 bits.


As freqüências de operação da Radeon HD 3870 serão supostamente iguais a 825/2.400 MHz (DDR) para a GPU e memórias respectivamente, entretanto os valores finais podem ser alterados até próximo ao lançamento oficial. A seguir, pode-se afirmar que o RV670 é gravado em 55 nm, suporta PCI Express 2.0 e DirectX 10.1 e vem equipado da função UVD. O número de unidades de processamento é igual a 320.



Se prestar atenção, as placas gráficas da série Radeon HD 3800 são compatíveis com a tecnologia CrossFireX, na qual será possível reunir até quatro placas gráficas em uma única placa-mãe baseada no chipset AMD 790FX. O tratamento de efeitos físicos em jogos também será suportado. O fator mais intrigante é a possibilidade do lançamento das placas gráficas da série Radeon HD 3800 com interface AGP 8x. Teoricamente, com o chip transicional RIALTO isso é possível, mas a decisão final ficará evidentemente por conta da própria AMD e suas parceiras. Para uma plena operação das Radeon HD 3870 e 3850 serão exigidos os drivers Catalyst 8.43.
Visualmente as placas agradam bastante, os dissipadores de calor de cobre se integram bem ao vermelho característico das ATI. A HD 3850 conta com um dissipador de calor inteiriço e todo em cobre para a GPU, memórias e regulador de tensão; coberto por uma bonita carcaça vermelha translúcida que direciona o ar para trás e para o "lado" (em relação a um gabinete tipo torre), facilitando o fluxo de ar dentro do gabinete. Seu ventilador, de 70mm com pás retas, trabalha em absoluto silêncio. Fora isso não há grandes novidades, a placa lembra um pouco uma Radeon X1950PRO.



A HD 3870, embora seja feita sobre uma PCB (placa de circuito impresso) praticamente igual, usa um avantajado sistema de refrigeração que ocupa dois slots. Também com dissipador de calor todo em cobre e cobertura vermelha translúcida. Mas aqui há um detalhe, que deve agradar principalmente aos overclockers. O cooler da GPU é independente do dissipador de calor das memórias, que também independe dos demais. E todos são parafusados à placa, facilitando sua instalação. A principal vantagem dessas independência toda é que quem não gostar do cooler original pode remover somente a parte que refrigera a GPU, para usar outro mais eficiente, sem ter que mexer nos excelentes dissipadores de calor das memórias e do regulador de tensão, que também são de cobre.



Segue abaixo algumas fotos promocionais da placa:





GPU










Cooler








HD 3870 desmontada





Especificações:
Nome do Chip: RV670
Litografia: 55nm
Velocidade GPU: 777MHz
Quantidade de Stream Processors: 320
Quantidade de Memória: 512MB
Interface de Memória: 256 bits
Velocidade de Memória: 2.25Ghz
Suporte ao PCI-E 2.0
Suporte a Quad CrossFire (4 placas) em placas mães com chipset ATi RD970
Compatível com o DX10.1
Compatível com Shader Model 4.1



Comparação entre a Radeon HD3870 e sua concorrente Geforce 8800 GT no software 3DMark2006




Legenda: *Gráfico vermelho HD 3870 CrossFire
Gráfico azul 8800 GT
Gráfico rosa HD 3870

* Lembrando que em modo Crossfire podem ser usadas mais de uma VGA,sendo assim, duas GPU's trabalhando juntas, assim aumentando muito o desempenho gráfico.

Veja duas ATI HD3870 em funcionamento no modo Crossfire



O CEFET UBERABA E INFORMÁTICA LÍDER INVESTEM EM EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO. TODOS OS ASSUNTOS PUBLICADOS SÃO PATROCINADOS POR AMBOS.

GRATO PELA VISITA.