terça-feira, 25 de novembro de 2008

PES09 vs Fifa 09? Qual o melhor futebol para PC?

A pergunta do título ainda atormenta a cabeça de muitos gamers viciados no esporte de paixão nacional, FIFA 09 ou PRO EVOLUTION SOCCER 2009? Entrando no clima "Super Campeões", farei um amistoso entre os dois maiores concorrentes do gênero.

Hardware utilizado:
-Core 2 Quad Q 6600 @ 3.0 Ghz;
-2x HD Sata 2 500GB em Raid0;
Placa gráfica ATI Radeon 4870x2;
4 GB de memória DDR2 1066 OCZ Ripper;
Placa mãe Abit IX 38 Quad GT;
Monitor LG 22" @ 1680x1050;

Softwares:
- Fifa Soccer 09;
-Pro Evolution Soccer 09 v1.2;
OBS: Ambos foram testados com todas as opções gráficas no máximo e com Vsync ligado.


FIFA 09:
A série FIFA SOCCER tem uma verdadeira legião de fãs por todo
mundo, foi um dos primeiros games de futebol e possui a licença de vários
times ao redor do mundo, inclusive os brasileiros.
Possui várias opções de jogo, bastante parecidas com seu concorrente, entre as novidades está um modo onde o jogador cria seu atleta e joga somente com ele, levando ele a sua tão sonhada vaga na seleção e aos grandes clubes europeus.
Outra ponto a ser considerado no FIFA 09 é forma de atualização dos times; caso você possua o jogo original, a EA SPORTS fornece atualizações constantes das escalações dos times.
No quesito jogabilidade, o jogo continua ao estilo Robinho, com várias fintas bonitas e jogadas ensaiadas, mas para você ter acesso a todas as funções é preciso ter um bom controle e que seja reconhecido pelo jogo, ou seja, não são todos os controles que funcionam bem, para isso foi lançados alguns patchs de correção, mas mesmo assim, não foi tão bem concebido como o esperado. Uma nova opção de interface de comando foi adicionada, apesar de um tanto quanto bizarra, porem diferente, utilizando o mouse e o teclado ao mesmo tempo, ao maior estilo "tiro ao alvo".
Ao entrar em campo, as primeiras imagens impressionam com um alto nível gráfico de modelagem, tanto do campo quanto do jogador, mas quando a bola rola, as coisas são bem diferentes, a EA SPORTS parece não mais atender a legião de fãs que gostam de jogar em seus pcs, os gráficos, mesmo no máximo possível, não são os melhores, existem várias falhas fáceis de serem percebidas.
A torcida é um papel de parede animado, pior impossível.
Os gráficos só melhoram quando o replay é chamado, mas fora isso, não nada são impolgantes como no PS3 e no Xbox 360.
A músicas de menu são ótimas, com uma grande variação de ritmos, mas o som ambiente do jogo não é muito empolgante.
Em suma, o nível do jogo é revoltante, bem abaixo do esperado.

3 coisas que adorei:
- Muitos, e muitos mas muuuiiiittttooosss times mesmo;
- Fintas legais e bem elaboradas;
- Trilha sonora;

3 coisas que odiei:
- Muito abaixo da versão para Xbox 360 e PS3;
- Gráficos feios e com muitas quebras de polígonos visíveis;
- A torcida é horrível;

PRO EVOLUTION SOCCER 209
Também conhecido no Japão como Winning Eleven, há anos leva em sua bagagem a responsabilidade de combater o anfitreão FIFA, e nunca fez feio, desde suas primeiras versões, sempre visando o realismo, chegando o mais próximo de uma partida de futebol. A última versão, 2009, não fica atrás e cumpre o que promete.
Em seus modos de jogo existem agora a UEFA CHAMPIONS LEAGUE, que o nome já diz tudo e o novissímo modo ESTRELATO, que segue o mesmo padrão do já falado modo de jogo de seu concorrente, onde você cria seu jogador e o leva ao máximo de sua carreira. Se por um lado a EA lança patchs de atletas e times online e oficial, vários fãs e a até a propria produtora disponibilizam em vários sites, patchs para atualizações de uniformes e escalações.
O modo de edição possui tantas opções para construção do jogador que dá até preguiça.
Gráficamente o jogo impressiona, dá até para ver as sarnas no rosto do DIEGO, a modelagem dos atletas ficaram quase que perfeitas, com exeção de um erro deixado pela KONAMI, em altas resoluções, os polígonos dos braços dos jogadores ficam todos expostos e sem suavisação, dando uma impressão do atleta sofrer de alguma doença que deforma os braços.A KANAMI liberou uma atualização para resolver ou melhorar esse problema entre outros bugs de I.A. Os problemas de I.A foram resolvidos e o serrilhamento nos braços "disfarçados", ainda com a ajuda do AA ativado tiretamente no driver(da ATI nesse caso). A torcida, que ao contrario do FIFA, é muito bem feita, não é apenas um papel se mexendo sem nenhum detalhe.
A jogabilidade segue o padrão que consagrou a série com várias melhorias e novas formas de fazer as fintas, tornando o jogo bem bonito de se ver.
A parte sonora é destruidora, é como estar dentro de um campo de futebol, ouvir a torcida do Liverpool cantar, e a brasileira gritar "BRASIL BRASIL!!!!", é empolgante. As músicas de menu também são legais. Até a chata narração ficou "tolerável" de se ouvir.
Na versão 2009 para PC, mesmo com alguns erros, PRO EVOLUTION SOCCER trucida o seu concorrente, infelizmente a EA não vem fazendo seu trabalho bem feito para computadores, lembrando que, em várias declarações dos altos cargos da empresa, foi deixado bem claro que a próxima geração dos jogos da EA SPORT já não sairão mais para PC, problema atribuido à pirataria, causando muito prejuízo.

3 coisas que adorei:
- Os gráficos ficaram lindos, até dá pra confundir com um jogo de verdade se passado por dispercebido;
- O som é matador e empolgante, até parece estar jogando dentro da La Bombonera lotado;
- Jogabilidade;

3 coisas que não gostei:
- Menor quantidade de times em comparação ao FIFA 09;
- Erros gráficos nos braços que para resolver exige um pouco de conhecimento técnico;
- Exige um bom hardware para rodar com detalhes máximos e em altas resoluções;

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Hyper Transport 1.0 ou 3.0?

Será que investir em uma placa mãe para plataforma AM2+ melhora o desempenho nos games?

Semana pasada publiquei um teste de um phenom x3 8400 com uma placa mãe Gigabyte de baixo custo que não suporta HT 3.0, vejamos a diferença entre as duas placas mães com o triple core da AMD e também a diferença entre um computador com e sem RAID0 onde fez diferença no 3Dmark 06.

A nova placa mãe utilizada será a Asus M3A com chipset AMD 770, com
suporte a pci-express 2.0, Raid, HT 3.0 e suporta memórias até DDR2 1066mhz.

As memórias utilizadas serão Kingston 800mhz.


















Softwares, configurações gráficas dos jogos e o restante do hardware (com excessão do Raid0) será o mesmo teste anterior.

Uma primeira impressão já fica por conta do CPU-Z onde o HT subiu de 1ghz para 1.8ghz, retirando assim o primeiro gargalo de desempenho.

















Mas no Super PI mod 1.5 não houve ganho ficando entre 43 seg e 45 seg, a mesma marca com a outra placa mãe com HT 1.0.
















No 3D Mark06 mesmo sem o Raid0. a pontuação foi quase a mesma, provavelmente com o Raid0 habilitado haveria um ganho extra na pontuação que ficou em 3837 contra 3881, mostrando assim que o RAID0 faz diferença.


No game Call of Duty 4 houve um ganho de 15 a 20 FPS em relação ao teste anterior, chegando a 84 fps em lugares onde não pasava dos 64 fps.


Em Lost Planet usando Directx 9 houve um ganho de 10fps a 15fps passando rodar entre 25 e 40 fps.

E pra finalizar tanto no banchmark do Far Cry 2 como no jogo não houve ganho, mostrando que o principal gargalo era a placa de vídeo e não processamento.

Valeu a pena? Nos jogos testados que exigiam do processador sim, dessa forma o Phenom X3 se torna um processador que luta de igual para igual com seu principal concorrente o Core2Duo E7200, retirando os principais gargalos de processamento para games que realmente utilizam engines que exigem mais do processador. Mas por que não hove ganho no Far Cry 2? O engine Dunia utilizado pela Ubisoft exige mais GPU do que CPU, ou seja, mais placa de video do que processador.