domingo, 2 de dezembro de 2007

Evolução Nostálgica


Para não perder o costume, todo domingo meus amigos, Cristiano Caldeira, Edson Ribeiro, Guilherme Fakim e Romário Galles, e eu nos reunimos para mais uma LAN PARTY. Após algumas horas de tiros no Counter Strike Source, paramos um pouco para poder descansar nosso dedos. Como rege nossas leis, a cada intervalo, uma COCA-COLA de 2 Litros é aberta, para poder refrescar os 35 graus que fazia dentro da sala onde estávamos.
Após alguns copos de COCA-COLA Cristiano Caldeira me fez uma pergunta, que me fez sentir uma nostalgia incontrolável:
__Fred, o Edilson me disse que você mexe com computadores a quase 12 anos , como foi seu primeiro computador? Como que eram os jogos daquela época?
Então abri um velho armário bem escondido em um canto do cômodo onde jogávamos, e lá estava ele, meu primeiro computador, um 486DX2, a 12 anos atrás era meu sonho de consumo!
Ao ligá-lo e vê-lo em pleno funcionamento ainda com seus “estrondosos” 8 MB de RAM e seu gigantesco HD de 400MB com o Windows 3.11 instalado, mostrei aos meus companheiros de jogatina um dos jogos que mais joguei na época, Commander Ken; um jogo em que um menino empunhado de uma pistola laser detonava minhocas alienígenas, o mágico Tetris, que nunca respondia direito aos meus comandos(risos) e o mítico Pac-Man, vulgar come-come(muitos risos).



Foi ai que Edilson abriu a outra porta do armário e viu alguns disquetes, sendo que um deles havia em seu rótulo DOOM, o mítico game que deu origem a vários jogos de tiro em primeira pessoa. A sensação nostálgica aumentou mais ainda quando vi no próximo disquete o polemico DUKE NUKE 3D. Jogos que marcaram uma época e levaram legiões de jogadores a experimentarem os primeiros recursos de ambiente em 3D da época.




Ao olhar para baixo vi a próxima evolução da minha vida computacional , o meu Pentium II, com 32MB de RAM, dotado de uma VGA de “impressionantes” 2 MB, e perto dele havia uma caixa com um CD Original do Windows 95! Que evolução! Quantos recursos visuais! Nada de comandos do “antigo” MS-DOS, apenas clique e arraste! Lembro ter ganho ele junto com o famoso kit multimídia(cd-rom, e caixinhas de som) na época, privilégio para poucos, para tentar instalar no meu antigo 486 DX2 e o FIFA SOCCER(sim, foi o primeiro).
Ao ligar meu Pentium II percebi que ele não estava em muitas condições de uso, com cooler do processador já destruído pelo tempo, após algumas soluções técnicas de emergência(diga-se de passagem gambiarras), fiz ele funcionar, e lá estava instalado o carismático SIM CITY, Comandos e, funcionando com alguma perdas o The Sims.
Em meados de 2000 ganhei um ótimo computador, o tão sonhado Pentium 4 HT, com 1 GB de RAM e a nervosa Geforce 5800.
Lembro-me que ao chegar em uma loja de computadores em Uberaba, quando passei a configuração para um vendedor de loja especializada, o senhor de mais ou menos 50 anos me disse:
__ Rapaz, você quer ir para a NASA com esse PC? (muitos e muitos risos).
Com essa configuração já se aproximava dos padrões atuais.
Esse computador tem um valor muito alto para mim, pois foi nele que aprendi a maioria do que sei hoje na área em que atuo. Fiquei triste ao me lembrar que tive que vendê-lo para poder comprar meu computador atual.
O mais estranho é que parecia que era ontem quando minha mãe a mais ou menos 12 anos entrou em um consorcio para comprar o meu 486 DX2 e que meu grande amigo sacramentano Wilton, dono da atual I ² Informática veio instalar em minha antiga escrivaninha, com uma Epson LX300 e o revolucionário mouse de bolinha com porta serial, utilizado no Windows 3.11!
Tive a oportunidade de ter o que foi considerado por algumas revistas de tecnológica como “a maquina que nunca usaríamos todo seu potencial”, assim era chamado o 486DX2.
Hoje dotado de uma maravilhosa Geforce 8800 GTS e esperando ansiosamente pelo anuncio oficial da NVIDIA da nova geração de VGA’s, usando um processador centenas de vezes mais rápido que o antigo 486DX2, sinto saudade de quando seu “poder” atendia minha necessidades, o avô dos meus computadores ainda funciona, mas como esperado, não roda nenhum software que utilizo atualmente.
Após alguns risos e o fim da COCA-COLA, imergimos mais uma vez no Counter Strike Source com todo seus recursos visuais utilizando Directx 9C e depois para o novíssimo Call of Duty 4. Entre a finalização de um jogo e o carregamento de outro, percebi que 12 anos não é tanta coisa e o quanto a tecnologia 3D e o entretenimento eletrônico evoluiu e evolui em tão pouco tempo, nem bem utilizamos os recursos visuais do Directx 10 e a Microsoft já anuncia que no SP1 do Windows Vista, previsto para Janeiro, suporte para a Directx 10.1, uma evolução ao estilo da Directx 9 para a 9C. (veja a primeira reportagem do Blog falando sobre a família ATI HD 38xx)
Por volta das 19 horas, as maquinas foram desmontadas e meu amigos foram embora. Fiquei sozinho. Não resisti e resolvi jogar um pouquinho de Duke Nukem 3D no “milenar” 486DX2.
Espero que meus caros leitores, talvez não tão jovem como eu, mas que algum dia passou por algo parecido com isso, lembrem-se com orgulho, do que pode-se ser considerado para muitos técnicos como eu como o inicio do nosso “ganha pão”.


O CEFET UBERABA, INFORMÁTICA LÍDER E NETGAMES LAN HOUSE INVESTEM EM EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO. TODOS OS ASSUNTOS PUBLICADOS SÃO PATROCINADOS POR AMBOS.GRATO PELA VISITA.

2 comentários:

Unknown disse...

pois é Fred, quem nunca teve um pc que tivesse jogos incríveis como PAC-MAN..eu lembro de um jogo que as unicas cores que tinham nele eram verde, rosa, branco e preto, não lembro o nome dele, eu sei que eu adorava, e ficava desenhando no paint do meu 586, de 1 gb de hd
hauahua
mas era bom, foi legal pq assim a gente vê a evolução das coisas e dá valor no que conseguimos.

Anônimo disse...

Cara agora vc quase me fez choarar..vejo aqui na minha lan todos os dias jvens, cada vez mais jovens jogarem CS sem nem imaginar como foi jogar Dune Nuke, ou Doon no teclado sem mouse comaquele sangue de quadradinhos.... Lembro me quando jogava Duke Nuke com meu vizinho via linha telefonica, pois Speedy ainda não existia... Sim Cty..como era bom jogar.... Mas o mais legal é saber que daqui a 12 anos esse jovens que jogam CS hj estarão falando a mesma coisa que nós.... Abraço