segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Kart N’ Crazy

Que tal jogar com alguns pilotos de kart totalmente pirados, onde seu objetivo é acertar “tranqueiras” em seu oponente?

Esse é espírito de Kart N’ Crazy, um jogo de kart feito pela GOA.COM, a mesma criadora do consagrado GUNBOUND, seguindo os moldes do consagrado Mário Kart, com duas diferenças, esse é FREE e ONLINE.

Com participantes nada convencionais (um Frankstein, uma abóbora de Hellowen, uma bruxa, etc...) você percorre vários lugares como florestas, geleiras, vulcões e até mesmo uma cidade de doces. No quesito “parafernálias e gambiarras” estão presentes: tartarugas, coelhos, colméias de abelhas, nuvem com raios, pedaços de gelo entre outros, que fazem a diversão dos participantes.

Seguindo a tendência de vários jogos online atuais, você ganha NITRO, ou seja, um dos dinheiros do jogo, para poder “emperequetar” seu piloto ou adquirir um kart ou moto mais possante para deixar seus oponentes do chinelo.

Existe também a moeda virtual TEK que pode ser comprado no site do fabricante do jogo, o GOA(www.goa.com) , lembrando que alguns itens só podem ser adquiridos com TEK, então se quiser tê-los, tire o escorpião do bolso.

Os gráficos do jogo seguem o estilo Mario Kart também, com um toque HQ, personagens lembrando dobraduras de papel coloridas, tendendo a um estilo infantil, mas que agrada qualquer marmanjo fã desse estilo de jogo, alguns problemas ainda ocorrem, (lembrando que o jogo ainda é BETA) por exemplo, tive que jogar em modo window, pois em fullscreen tive problemas por causa da alta resolução.

A jogabilidade é um pouco complicada no começo, apesar dos comandos simples, porem aprender a fazer os drifts nas curvas e emendá-los com nitros (agora sim os que dão mais aceleração ao kart) não é muito fácil, mas com alguns minutos de treino isso se resolve, alguns bugs nos cantos e cotovelos das curvas atrapalham um pouco a jogabilidade, mas nada de desastroso.

As salas de espera dão um clima a mais no jogo, com um divertido modo de conversação em que algumas combinações de teclas geram ações divertidas, passadas pelo seu personagem.

A parte sonora complementa o ambiente, com os sons dos karts e músicas simpáticas ao fundo.

Se você gosta do estilo de jogo, é um prato cheio, vai se divertir muito e rir também, porem, não espere achar muitos brasileiros, até agora consegui falar só com quem me apresentou o jogo, minha noiva, na maioria, franceses.

OBS: A maioria dos jogadores que consegui conversar, a maioria fãs de Mario Kart a procura de uma nova experiência no gênero, são maiores de idade, então caros leitores, não se sintam intimidados em pelo menos testar esse ótimo jogo.


3 coisas que gostei:

Bons gráficos;

Divertidíssimo;

Me fez lembrar minha infância quando jogava Mario Kart no finado console Super Nintendo.

3 coisas que não gostei:

Alguns bugs gráficos;

O servidor às vezes dá vários erros, e fica difícil de cadastrar ou logar;

Alguns objetos legais precisam de TEK para comprá-los;

LINK OFICIAL

http://www.goa.com/#/kartncrazyhome/

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

GTA 4

Finalmente GTA 4 sai para PC, a história gira em torno de Niko Bellic, um imigrante europeu, que vai para os EUA atrás do sonho americano, estimulado pelo seu primo, Roman, que está com várias dívidas e precisa de seu primo para ajudá-lo a resolver esse problema, como esses problemas serão resolvidos? Da forma mais violenta possível.

A cidade já conhecida dos jogadores da série da Rockstar, Liberty City, está gigantesca e percebe-se uma certa inspiração novaiorquina dos modeladores. Ela parece viva, como uma cidade de verdade, onde cada pedestre possui uma certa reação de acordo com a ação, quando chove alguns correm com jornais na cabeça, outros abrem o guarda-chuva ou simplesmente ignoram a situação, assim serve também quando passa-se perto de uma área comercial, vários pedestres com sacolas que tem a marca das lojas estampadas. Em relação a San Andreas, Niko não possui tantos “upgrades” como seu antecessor CJ, ele não engorda,ou menos adquire melhoras em suas habilidades, porém as opções de roupas entre outros objetos continuam presentes para personalização.

Os carros não contem marcas, mas percebe-se nitidamente ainspiração em Mercedes e BMW’s por exemplo. As formas de furtos também estão mais“criativas”, de forma aleatória Niko dá cotoveladas em vidros, aponta revolveres para motoristas indefesos entre outras ações violentas ou constrangedoras para os infelizes pedestres ou motoristas.


A parte sonora é um show a parte, tem vários estilos de músicas nos sons dos carros, que por falar neles, possuem rugidos de motores melhores e mais realistas do que muitos jogos do gênero de corrida.

Mas nem tudo é alegria, o jogo dá a impressão de ter sido terminado às pressas para poder ser comercializado no Natal, então, mesmo com correções lançadas pela ATI e NVIDIA para seus drivers, ainda sim há problemas com texturas e processamento excessivo por causa de lixo deixado pelos programadores. O jogo não suporta Crossfire e nem SLI, desse modo, esteja preparado pois sua 4870x2 ou o SLI de GTX 280 não será usado ao máximo. A Rockstar se pronunciou sobre tais problemas reclamados de forma agressiva por muitos usuários, e soltou essa semana um patch para correção de alguns dos problemas citados a cima.

Apesar de todos os problemas e a expectativa por correções, GTA 4 ainda é um excelente e divertido jogo, para quem tem um super computador, ciente que mesmo com uma 4870x2, um Q6600 @3.0 Ghz, RAID 0, e 4 GB de memória, faz 25 a 30 FPS na resolução 1680x1024 com o restante no modo padrão, que não é no máximo.


3 coisas que gostei:
-Muito divertido;
-História interessante;
-Cidade e população muito bem feitas;

3 coisas que não gostei:
- Jogo muito mal programado;
- 18 GB após instalado;
- Falhas horríveis de textura que ofuscam a genialidade do jogo;

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Tomb Raider Underworld

Por gerações e gerações,histórias foram contando do temível Deus do Norte, Thor. Lendas dizem que ele detém um martelo com o poder de "esmagar" vales e montanhas com a força, para destruir até mesmo os deuses. Por mais de um milhar de anos, tem existido apenas como um mito… pelo menos, até agora. Lara Croft vai tentar encontrar esse martelo para ver se ele lhe dá respostas sobre o paradeiro da sua mãe..... Eis um breve resumo da nova obra prima da EIDOS!!! História envolvente, gráficos lindos, paisagens paradisíacas e é claro, mais linda do que nunca, Lara Croft!!! É maravilhoso mergulhar no Mediterraneo, passar por ilhas tailândesas, ir ao México e dar uma volta de moto entre outros lugares pitorescos.










Farei um resumo divido sobre o que achei do novo jogo da heroina mais cultuada da geração gamer.

Gráficos
Lara está mais linda e sexy do que nunca graças à quantidade de polígonos e texturas usadas em sua construção, efeitos de água e sujeira em seu corpo estão presentes nesta versão. Sua movimentação está perfeita, até parece que todos os músculos existem eu seu corpo.










O cenário não fica atrás, maravilhosos e cheio de efeitos visuais que deixam o jogo com uma ambientação gráfica maravilhosa, tanto em terra como em água.









Som
A ambientação sonora continua a mesma conhecida da série, alguns gemidos de dor de Lara ao cair, "Tilinnssss" quando está perto de algum segredo, algumas músicas em momentos de ação, ou seja, o som perfeito para os fãs da série.

Jogabilidade



A jogabilidade do jogo continua viciante, com várias saltos e acrobacias e alguns tiros. A única coisa que fica devendo e que atrapalha tanto a movimentação perfeita de Lara é a câmera, que muitas vezes esconde ou não deixa o jogador observar o ponto desejado levando-o a errar, causando uma certa frustação.




















História
De forma envolvente, cativante e viciante , Lara terá que percorrer várias partes do mundo atrás da armadura mítica de Odim, a única com poder suficiente para enfrentar um Deus ou sua "clone" malígna com poderes sobrenaturais e de brinde tentar achar sua mãe. Tudo isso seguindo rastros do seu pai.






Conclusão
Tomb Raider Underworld é um execelente Adventure, com gráficos lindos e história cativante, a única coisa que fica devendo é o sistema de câmeras, mas isso é algo tolerável.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

PES09 vs Fifa 09? Qual o melhor futebol para PC?

A pergunta do título ainda atormenta a cabeça de muitos gamers viciados no esporte de paixão nacional, FIFA 09 ou PRO EVOLUTION SOCCER 2009? Entrando no clima "Super Campeões", farei um amistoso entre os dois maiores concorrentes do gênero.

Hardware utilizado:
-Core 2 Quad Q 6600 @ 3.0 Ghz;
-2x HD Sata 2 500GB em Raid0;
Placa gráfica ATI Radeon 4870x2;
4 GB de memória DDR2 1066 OCZ Ripper;
Placa mãe Abit IX 38 Quad GT;
Monitor LG 22" @ 1680x1050;

Softwares:
- Fifa Soccer 09;
-Pro Evolution Soccer 09 v1.2;
OBS: Ambos foram testados com todas as opções gráficas no máximo e com Vsync ligado.


FIFA 09:
A série FIFA SOCCER tem uma verdadeira legião de fãs por todo
mundo, foi um dos primeiros games de futebol e possui a licença de vários
times ao redor do mundo, inclusive os brasileiros.
Possui várias opções de jogo, bastante parecidas com seu concorrente, entre as novidades está um modo onde o jogador cria seu atleta e joga somente com ele, levando ele a sua tão sonhada vaga na seleção e aos grandes clubes europeus.
Outra ponto a ser considerado no FIFA 09 é forma de atualização dos times; caso você possua o jogo original, a EA SPORTS fornece atualizações constantes das escalações dos times.
No quesito jogabilidade, o jogo continua ao estilo Robinho, com várias fintas bonitas e jogadas ensaiadas, mas para você ter acesso a todas as funções é preciso ter um bom controle e que seja reconhecido pelo jogo, ou seja, não são todos os controles que funcionam bem, para isso foi lançados alguns patchs de correção, mas mesmo assim, não foi tão bem concebido como o esperado. Uma nova opção de interface de comando foi adicionada, apesar de um tanto quanto bizarra, porem diferente, utilizando o mouse e o teclado ao mesmo tempo, ao maior estilo "tiro ao alvo".
Ao entrar em campo, as primeiras imagens impressionam com um alto nível gráfico de modelagem, tanto do campo quanto do jogador, mas quando a bola rola, as coisas são bem diferentes, a EA SPORTS parece não mais atender a legião de fãs que gostam de jogar em seus pcs, os gráficos, mesmo no máximo possível, não são os melhores, existem várias falhas fáceis de serem percebidas.
A torcida é um papel de parede animado, pior impossível.
Os gráficos só melhoram quando o replay é chamado, mas fora isso, não nada são impolgantes como no PS3 e no Xbox 360.
A músicas de menu são ótimas, com uma grande variação de ritmos, mas o som ambiente do jogo não é muito empolgante.
Em suma, o nível do jogo é revoltante, bem abaixo do esperado.

3 coisas que adorei:
- Muitos, e muitos mas muuuiiiittttooosss times mesmo;
- Fintas legais e bem elaboradas;
- Trilha sonora;

3 coisas que odiei:
- Muito abaixo da versão para Xbox 360 e PS3;
- Gráficos feios e com muitas quebras de polígonos visíveis;
- A torcida é horrível;

PRO EVOLUTION SOCCER 209
Também conhecido no Japão como Winning Eleven, há anos leva em sua bagagem a responsabilidade de combater o anfitreão FIFA, e nunca fez feio, desde suas primeiras versões, sempre visando o realismo, chegando o mais próximo de uma partida de futebol. A última versão, 2009, não fica atrás e cumpre o que promete.
Em seus modos de jogo existem agora a UEFA CHAMPIONS LEAGUE, que o nome já diz tudo e o novissímo modo ESTRELATO, que segue o mesmo padrão do já falado modo de jogo de seu concorrente, onde você cria seu jogador e o leva ao máximo de sua carreira. Se por um lado a EA lança patchs de atletas e times online e oficial, vários fãs e a até a propria produtora disponibilizam em vários sites, patchs para atualizações de uniformes e escalações.
O modo de edição possui tantas opções para construção do jogador que dá até preguiça.
Gráficamente o jogo impressiona, dá até para ver as sarnas no rosto do DIEGO, a modelagem dos atletas ficaram quase que perfeitas, com exeção de um erro deixado pela KONAMI, em altas resoluções, os polígonos dos braços dos jogadores ficam todos expostos e sem suavisação, dando uma impressão do atleta sofrer de alguma doença que deforma os braços.A KANAMI liberou uma atualização para resolver ou melhorar esse problema entre outros bugs de I.A. Os problemas de I.A foram resolvidos e o serrilhamento nos braços "disfarçados", ainda com a ajuda do AA ativado tiretamente no driver(da ATI nesse caso). A torcida, que ao contrario do FIFA, é muito bem feita, não é apenas um papel se mexendo sem nenhum detalhe.
A jogabilidade segue o padrão que consagrou a série com várias melhorias e novas formas de fazer as fintas, tornando o jogo bem bonito de se ver.
A parte sonora é destruidora, é como estar dentro de um campo de futebol, ouvir a torcida do Liverpool cantar, e a brasileira gritar "BRASIL BRASIL!!!!", é empolgante. As músicas de menu também são legais. Até a chata narração ficou "tolerável" de se ouvir.
Na versão 2009 para PC, mesmo com alguns erros, PRO EVOLUTION SOCCER trucida o seu concorrente, infelizmente a EA não vem fazendo seu trabalho bem feito para computadores, lembrando que, em várias declarações dos altos cargos da empresa, foi deixado bem claro que a próxima geração dos jogos da EA SPORT já não sairão mais para PC, problema atribuido à pirataria, causando muito prejuízo.

3 coisas que adorei:
- Os gráficos ficaram lindos, até dá pra confundir com um jogo de verdade se passado por dispercebido;
- O som é matador e empolgante, até parece estar jogando dentro da La Bombonera lotado;
- Jogabilidade;

3 coisas que não gostei:
- Menor quantidade de times em comparação ao FIFA 09;
- Erros gráficos nos braços que para resolver exige um pouco de conhecimento técnico;
- Exige um bom hardware para rodar com detalhes máximos e em altas resoluções;

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Hyper Transport 1.0 ou 3.0?

Será que investir em uma placa mãe para plataforma AM2+ melhora o desempenho nos games?

Semana pasada publiquei um teste de um phenom x3 8400 com uma placa mãe Gigabyte de baixo custo que não suporta HT 3.0, vejamos a diferença entre as duas placas mães com o triple core da AMD e também a diferença entre um computador com e sem RAID0 onde fez diferença no 3Dmark 06.

A nova placa mãe utilizada será a Asus M3A com chipset AMD 770, com
suporte a pci-express 2.0, Raid, HT 3.0 e suporta memórias até DDR2 1066mhz.

As memórias utilizadas serão Kingston 800mhz.


















Softwares, configurações gráficas dos jogos e o restante do hardware (com excessão do Raid0) será o mesmo teste anterior.

Uma primeira impressão já fica por conta do CPU-Z onde o HT subiu de 1ghz para 1.8ghz, retirando assim o primeiro gargalo de desempenho.

















Mas no Super PI mod 1.5 não houve ganho ficando entre 43 seg e 45 seg, a mesma marca com a outra placa mãe com HT 1.0.
















No 3D Mark06 mesmo sem o Raid0. a pontuação foi quase a mesma, provavelmente com o Raid0 habilitado haveria um ganho extra na pontuação que ficou em 3837 contra 3881, mostrando assim que o RAID0 faz diferença.


No game Call of Duty 4 houve um ganho de 15 a 20 FPS em relação ao teste anterior, chegando a 84 fps em lugares onde não pasava dos 64 fps.


Em Lost Planet usando Directx 9 houve um ganho de 10fps a 15fps passando rodar entre 25 e 40 fps.

E pra finalizar tanto no banchmark do Far Cry 2 como no jogo não houve ganho, mostrando que o principal gargalo era a placa de vídeo e não processamento.

Valeu a pena? Nos jogos testados que exigiam do processador sim, dessa forma o Phenom X3 se torna um processador que luta de igual para igual com seu principal concorrente o Core2Duo E7200, retirando os principais gargalos de processamento para games que realmente utilizam engines que exigem mais do processador. Mas por que não hove ganho no Far Cry 2? O engine Dunia utilizado pela Ubisoft exige mais GPU do que CPU, ou seja, mais placa de video do que processador.

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

AMD Phenom X3

Após algumas pesquisas de mercado em minha região, descobri que o Phenom X3 8400, com uma placa mãe de baixo custo, 160GB de HD, 2GB DDR2 667mhz, uma Geforce 8600Gt de 512 MB DDR2 e monitor de 17” wide, é uma configuração bastante vendida para jogadores não tão extremistas.
Gostaria de dar uma certa ênfase ao processador Phenom X3, pois além de barato é um execelente processador, possui três núcleos, clock de 2.1Ghz, 2 MB de memória L3 compartilhada para os três núcleos, 512Kb de cache L2 dedicada para cada núcleo, instruções do tipo SSE4 e Hyper Transport 3.0, sua controladora de memória embutida suporta até DDR2 1066mhz que o torna um bom concorrente com os Core2Duo com o mesmo valor.
Resolvi colocar esse brinquedo de gente grande em um teste de fogo, utilizando 3 jogos pesados, a única exceção da configuração descrita acima foi que utilizei dois HDs em Raid 0 e o gabinete Zionix Alien,por questões visuais.
Vejam o resultado.



























Hardware
Gabinete Zionix Alien;
2HD Sata2 Samsung de 160GB em RAID 0;
Geforce 8600GT 512MB DDR2 Zorgis;
AMD Phenom X3 8400 @ 2.1;
Placa mãe Gigabyte GA-M61SME-S2L;
Grav. PATA Samsung;
Fonte Mtek que suporta até 450W,
monitor Samsung 17” 732NW.

Sofwares:
Fraps;
Lost Planet;
Call of Duty 4;
Far Cry 2;
3dmark 06;
Super PI mod 1.5;
S.O Windows Vista Ultimate;
Nvidia Forceware 174.74;

Alguns comentários:
Este teste não tem fins comparativos.
As opções gráficas contidas no Forceware ficaram no modo default.
O Vista Ultimate não é a versão SP1.
O Phenom x3 possui HT 3.0 e a placa mãe utilizada de baixo custo da Gigabyte apesar de suportá-lo é HT 1.0.


Então caros leitores, após alguns esclarecimos vamos aos testes:
Começarei utilizando o Super PI com 1MB, este software que faz o cálculo do PI com várias casas decimais, levando ao máximo o processador, quanto menor o tempo de cálculo, melhor será.
O Phenom X3 conseguiu alcançar a marca mínima de 43 segundos sem overclock, ou seja, uma marca mediana. Uma observação a ser feita é que na imagem o multiplicador do Phenom está na metade, pois o print screen foi feito após o termino do uso do processamento.












Agora é hora do 3D Mark 06 Basic Edition entrar em ação e mostrar o poder do conjunto inteiro.
O 3D Mark 06 é a penúltima versão de um dos softwares mais famosos utilizados para testes e comparativos de computadores, sua função é gerar videos em G.C (computação gráfica).
O pc escolhido para o teste não fez feio, ficou com uma margem intermediária em sua pontuação.


Veremos se realmente ele consegue fazer sua função, rodar jogos atuais com pelo menos mínima qualidade.
O primeiro a ser testado foi o FPS Call of Duty 4, um jogaço de tiro, com uma história intrigante e viciante.
Utilizei a configuração gráfica máxima possível, com exeção do AA que ficou desligado e o VSync desativado e a resolução foi de 1280x800.



















O computador se saiu melhor que o esperado, ficando em uma margem de 27 fps à 70 fps.


Lost Planet é um jogo de aventura em 3ª pessoa, onde nosso planeta volta a era glacial e é tomado por seres que se alimentam de calor. Foi um dos primeiros games a utilizar a tecnologica Directx 10, tem gráficos lindos, mas mal programado e por isso pesado.
A versão utilizada no teste foi Dx9 e as opções gráficas ficaram todas em LOW, sem AA e AF trilinar, Vsync desativado e resolução 1280 x 800, e mesmo assim os gráficos continuam lindos.
Houve uma variação entre 17 fps à 30 fps. Não foi uma marca ruim.













O último porem não menos importante é o novíssimo Far Cry 2, um FPS da Ubisoft que utiliza o engine gráfico Dunia.
O jogo se passa na África atual, onde acontecem vários comflitos armados entre facções inimigas.
Gráficos destruidores, jogabilidade sureal, enredo envolvente e vários outras características que o tornam um dos melhores FPS da atualidade.
A configuração gráfica utilizada foi o padrão do jogo com excessão do AA que foi alterado pra 2X, pois houve uma melhora considerável no visual e uma perda de apenas 3 FPS.
O jogo girou em torno de 25 a 35 FPS. Uma ótima marca.














Observem o comparativo entre as duas imagens a primeira sem AA e a segunda com AA 2X.
















Utilizando o banchmark contido no próprio jogo o computador também não fez feio.


Finalizo o teste com a sensação que quem comprou ou vai comprar uma maquina dessas está ou ficará satisfeito, pois tem um execelente custo benefício e faz o que promente, mas se o comprador tiver um pouco mais de dinheiro, eu o aconselharia a comprar uma placa mãe com suporte a HT 3.0, como por exemplo a Asus M3A, que tem um ótimo custo benefício e memórias DDR2 1066mhz para acabar de vez com o gargalo.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

3ª Semana Científica - CEFET Uberaba

Entre os dias 20 e 24 de Outubro foi promovida a 3ª Semana Científica do CEFET Uberaba.
Na sexta feira houve a feira de profissões na unidade I, próxima à ABCZ, onde vários projetos mostraram de forma grandiosa porque "SOMOS" uma das melhores instituições de ensino uberabense.
Agradecemos a toda a comissão organizadora do evento e principalmente aos professores de informática que nos deram total apoio e auxílio para a conclusão do nosso projeto, que graças a Deus e a competência do grupo de trabalho, fomos muito bem sucedidos com o trabalho
"DESENVOLVIMENTO DE GAMES".